terça-feira, 13 de outubro de 2009

Breve histórico

O que é a Sala Verde?

A partir de uma das ações do Ministério do Meio Ambiente foi criado o programa “Sala Verde”, cuja proposta foi à implementação de espaços que constituam potenciais centros de informação e de Educação Ambiental no país, além do reforço às estruturas já existentes em diversas instituições. No edital lançado pelo MMA para abertura de Novas Salas Verdes em 2005, a Universidade Federal de Sergipe concorreu e foi contemplada com Projeto “Sala Verde na UFS”, ligado à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). A nossa Sala Verde tem como eixo contribuir para a formação continuada dos professores da rede municipal do Estado de Sergipe, oferecendo aos mesmos subsídios teórico-metodológicos para que abordem as questões de sua localidade na sala de aula, de modo a propiciar a contrução da cidadania voltada para a conservação do meio sócio-ambiental e articular o conhecimento científico ao contexto do meio onde está inserido.

Nossos Objetivos
Contribuir para a formação continuada de professores na construção de saberes pedagógicos e saberes ambientais, auxiliando os professores na elaboração de projetos na área de Educação Ambiental.

Nossas Atividades
◘ Reuniões pedagógicas para planejamento das atividades;◘ Visitas mensais nos municípios envolvidos. Em de 2009 foram: Áraua, Indiaroba, Boquim, Ribeiropólis, Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Pacatuba.◘ Organização de eventos sobre EA em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação Ambiental (GEPEASE), como o Seminário Interno da Sala Verde; o Encontro Sergipano de Educação Ambiental, mas conhecido como ESEA e o Seminário da Sala Verde e GEPEASE.

Quem Somos?
A nossa equipe é formada por professores engajado pelas ações em Educação Ambientale e por alunos de diversas áreas, como biologia, artes visuais, agronomia, pedagogia, mostrando um caráter interdisciplinar que o Projeto Sala Verde na UFS está adiquirindo o que contribui ainda mais para construção da Educação Ambiental dentro e fora da UFS. Temos a colaboração, também, de alguns membros do GEPEASE e dos coordenadores nos municípios que aderiram.